Aposta de pascal
Sem a adoção urgente de medidas adequadas, o número de casos e mortes deve crescer ainda mais. Leia
Vivemos um momento sem precedentes no combate à COVID-19. Saiba mais
Nossa linha do tempo descreve as necessidades de milhões de sírios e nossos esforços para respondê-las. Leia mais
As instalações danificadas dificultam o acesso da população a cuidados de saúde. Leia mais
Covid-19 coloca em risco os mais vulneráveis. Agora, mais do que nunca, contamos com a sua ajuda. Seja doador
Atualidades

Newsletter

Como ajudar

É graças a sua generosidade que podemos levar ajuda médico-humanitária a milhões de pessoas.
MSF busca profissionais qualificados, motivados e experientes para o trabalho em campo e no escritório.
Há diversas formas de contribuir com o trabalho de MSF.
Diários de Bordo
Vou contar-vos a história de uma menina de sorriso fácil que me conquistou o coração na minha primeira missão com a Médicos Sem Fronteiras (MSF).
Sou pediatra e o meu sonho sempre foi trabalhar com a organização.
Aqui em Bujumbura, no Burundi, faço parte da equipe de saúde mental em um hospital de traumatologia de Médicos Sem Fronteiras (MSF). Isso quer dizer que recebemos no hospital pacientes com lesões corporais graves, que, em sua maioria, necessitam de cirurgia. São pessoas que foram vítimas de.
Durante a pandemia de COVID-19 no Brasil, atuei como médica em três estados por sete meses no total; os primeiros cinco em Roraima e os outros dois divididos entre Goiás e Mato Grosso do Sul. Em Roraima, trabalhei principalmente no atendimento direto de pacientes brasileiros e migrantes.
Nossa Unidade de Cuidados Paliativos vai completar três meses no fim de janeiro de 2020. São dez leitos no Hospital Municipal Tide Setúbal, zona leste da cidade de São Paulo. Nosso trabalho é dar assistência integral a pacientes com COVID-19 e com critérios de cuidados paliativos. Para além dos.
Sandro

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
A Aposta de Pascal
2 comentários:
o cara é bom, o tal do dawkins. eu desconfio dele, porque ele é contra os antropólogos relativistas e eu simpatizo com eles hahaha mas deixemos isso de lado.
uma vez eu vi uma frase atribuída ao vinicius de moraes (ou a algum famoso irreverente não importa muito) que era assim: e se você encontrar deus e ele te perguntar "por que não acreditou em mim?" e o famoso respondeu: eu diria a ele "desculpa, mas é que lá embaixo tava difícil de acreditar. "
Põe difícil nisso. Com relação aos antropólogos relativistas, penso como o Dawkins, e costumo dizer que o relativismo não deve ser absoluto. Corremos o risco de, por pudores politicamente corretos, perder parte de nosso senso crítico e nos tornar coniventes com atrocidades (veja o caso da excisão de clitóris em alguns países africanos). O relativismo foi um grande passo para abrir nossa mente a outras formas de raciocínio e para quebrar uma certa "arrogância ocidental", mas simplesmente não dá para colocar ciência e ocultismo no mesmo nível quando se trata de busca pelo conhecimento.
Aposta de pascal
The context in which Blaise Pascal used to be studied was the claiming for faith and the heart before a cartesian reason that deprives all the knowledge from cognoscitive value that is not founded in itself only. From that perspective, Pascal`s work especially Pensées, would not be the result from a.
Citação: | Ferreira, Rildo da Luz. Caminhos para Deus: a razão e o coração segundo Blaise Pascal. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
---|---|
Resumo Português: | O contexto no qual freqüentemente se estudava Blaise Pascal era o da reivindicação da fé e do coração perante uma razão cartesiana que desqualificava o valor cognoscitivo de todo saber que não estivesse fundado unicamente sobre o soberano altar da razão suficiente. A partir desta perspectiva, a obra de Pascal, especialmente os Pensamentos, não seria senão fruto de um mais ou menos marcado fideísmo. Neste contexto de interpretação, o argumento da aposta era compreendido como um claro sinal da convicção pascaliana da impossibilidade da razão humana para conhecer a Deus. O único caminho para chegar a Deus seria o da fé que Ele mesmo oferece. E o modo de superar a distância infinita que nos separa do Ser infinito e sem partes seria a aposta, na qual o apostador, para conseguir essa fé que se busca, se arriscaria a perder tudo o que tem em vista de um bem infinitamente superior, que é Deus mesmo e uma eternidade de vida feliz. Todavia, a hipótese que buscamos sustentar nesta pesquisa pretende mostrar que a aposta pascaliana só pode ser entendida a partir de uma perspectiva na qual fé e razão se dirigem para uma mesma verdade: não só não se contrapõem, como o Deus ao qual tendem uma e outra é o mesmo. A razão cujos limites Pascal sublinha os limites é a mesma razão que opera nas matemáticas e nas ciências experimentais. O argumento de Pascal se encontra no âmbito do coração, pois é ele que permite ao apostador perceber que apostar na existência de Deus, decidir-se a seguir seus mandamentos e rogar-lhe fervorosamente o dom da fé é algo raisonnable, não contrário aos princípios fundamentais intuídos pela luz natural da inteligência |
Resumo inglês: | The context in which Blaise Pascal used to be studied was the claiming for faith and the heart before a cartesian reason that deprives all the knowledge from cognoscitive value that is not founded in itself only. From that perspective, Pascal`s work especially Pensées, would not be the result from a sort of marked fideism. In this context of interpretation, the wager argument was understood as a clear sign of Pascalian conviction of the impossibility of human reason to know Good. The only way to reach God would be the faith that God himself offers. The way to overcome the infinite distance that separates us from the infinite and unshared Being would be the wager in which the man in order to achieve such faith would risk everything he has considered an infinitely higher asset that is God himself and an eternity of a happy life. However, the hypothesis that we support in this research aims to show that pascalian wager can only be understood from a perspective in which reason and faith are directed toward the same truth: they do not oppose each other, but they claim and tend to the same God. The reason whose limits Pascal underlines is the same reason that operates on mathematics and experimental sciences. Pascal s argument is in the realm of the heart because it is the heart itself that allows the bettor to realize that betting in God s existence, deciding to follow His commandments and vehemently begging Him for the gift of faith is something raisonnable, not contrary to the fundamental principles apprehended by the natural light of intelligence |
Similar Items
- Divertissement e Ennui em Blaise Pascal: uma manisfestação da antropologia da queda
by: Oittica, Cristine Reis
Published: (2018) Um estudo sobre a relação entre matemática e religião na obra de Blaise Pascal
by: Melo, Severino Barros de
Published: (2009) As razões do coração: um estudo sobre a centralidade do coração em Pascal
by: Fábio Cristiano de Moraes
Published: (2016) As linguagens em Pascal: carne, espírito e caridade
by: Thiago Borges de Almeida
Published: (2012) O anjo e a besta: Pascal, Machado de Assis e a descristianização do ceticismo
by: Alex Lara Martins
Published: (2018)
Search Options
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
SAUS Quadra 05 Lote 06 Bloco H – Asa Sul, Brasília, DF, 70070-912