X 22bet

Dicas esporte net

Enrico NazaréAutor da publicação: Enrico Nazaré

Parabéns pela fortuna! Mas antes de começar a gastar seu dinheiro, você precisa tomar alguns cuidados para garantir que essa maré de sorte nunca acabe.

Depois de retirar seu prêmio, você precisará montar um time de consultores e planejar suas ações até se acostumar com a nova realidade. Veja como você deve lidar com a notícia incrível e fique pronto para o acumulado dos seus sonhos.

6 DICAS PARA O QUE FAZER QUANDO SE GANHA NA MEGA SENA

6 DICAS PARA O QUE FAZER QUANDO SE GANHA NA MEGA SENA

1. MANTENHA A CALMA E O ANONIMATO

Após conferir o resultado 10 vezes, quase ter um infarto com a alegria de ter ganhado na Mega Sena e passar horas pulando de felicidade, acalme-se e seja discreto. Espalhar a notícia e conceder entrevistas é pedir para ser alvo de um assédio que pode terminar em desastre. Conhecidos e familiares com problemas financeiros, pedidos de doações, interesseiros com propostas de investimento, sem contar com os golpistas e bandidos de plantão, de olho na nova fortuna. a lista de problemas pode ser enorme.

“O melhor a se fazer nessa hora é manter a calma, respirar fundo e se dar tempo para refletir sobre sua nova fortuna, o que isso significa para você e quais são seus planos para este dinheiro”, aconselha Colleen O’Brian, especialista financeira.

A Mega Sena dá um prazo de 90 dias para ir buscar o prêmio após a publicação dos resultados. Aproveite esses dias para pensar com calma, entre você e seu cônjuge/família próxima, sobre os próximos passos, e não tome decisões importantes neste momento de euforia.

Se você ganhar a Mega-Sena com a Lottoland, seu prêmio será automaticamente adicionado à conta do seu jogador. Depois disso, você pode solicitar o pagamento, o que pode levar algumas semanas ou mais.

2. CONTRATE UM TIME DE ADVOGADOS E CONSULTORES FINANCEIROS

Antes mesmo de coletar o prêmio, você deve contratar um time de peritos que serão fundamentais nesta nova etapa de sua vida. O planejador financeiro Guerdon Ely, em entrevista à revista Forbes, aconselha “selecionar a dedo” um advogado, um consultor fiscal, um contador e um consultor de investimentos. Cheque antecedentes, referências, e qualificação de cada profissional, e escolha você mesmo sua equipe de sua confiança.

Além de prestarem assessoria fiscal, jurídica e financeira, estes profissionais também poderão agir em seu nome, para assegurar sua privacidade. A consultora financeira Beth C. Gamel conta que alguns de seus clientes que ganharam na loteria pediram aos seus advogados para coletar o prêmio, abrir as novas contas, e realizar todo o processo legal necessário em seu nome, para evitar exposição. Até hoje, eles nunca tiveram seus nomes publicados!

3. NÃO DEIXE SEU EMPREGO

Quem nunca se pegou fantasiando sobre como largaria o trabalho se ganhasse na loteria, que atire a primeira pedra. Mas atenção: demitir-se logo após ter ganhado na loteria é altamente desaconselhado por especialistas. Segundo Mandi Woodroof, colunista da Business Insider, o pior erro que alguém pode cometer ao ganhar na loteria é tomar uma decisão tão importante assim impulsivamente, que em circunstâncias normais seriam refletidas e pensadas por meses.

Até mesmo depois desse período inicial, especialistas alertam que mesmo sendo um milionário, você deverá ocupar seu tempo com algo produtivo, para evitar usá-lo completamente gastando sua nova fortuna ou pensando em maneiras de gastá-la! Continue trabalhando, nem que seja por meio-período ou só por alguns dias na semana.

Agora é o momento perfeito para tentar a carreira que você sempre quis! Professor, mergulhador, jogador de futebol, astronauta, por que não? E também para voltar à escola ou à faculdade e fazer aquele curso dos sonhos. Um conselho para unir o útil ao agradável: estude gestão financeira! Estude para administrar sua própria fortuna e entenda todos os conselhos e relatórios de sua equipe de consultores. Enfim, aprenda a ser um milionário para continuar sendo um milionário.

4. PAGUE SUAS DÍVIDAS

Deborah L. Jacobs, jornalista da coluna de finanças da revista Forbes afirma que “não há melhor investimento que pagar as dívidas”. Não importa se é uma hipoteca, uma dívida de cartão de crédito ou no bar da esquina, cada real que você paga é um real pelo qual você não precisa mais se preocupar. Além disso, cada centavo de uma hipoteca ou de um empréstimo bancário, por exemplo, é um custo que você não sabe se aumentará ou diminuirá no futuro.

“Se você se livra de suas dívidas, você ganha uma imensa liberdade para decidir o que quer fazer”, comenta Ensenson, coautor do livro “Invista em você: seis segredos para uma vida rica”. Então, fica a dica para uma de suas primeiras medidas como novo milionário: pague suas dívidas antes de começar a gastar!

5. EVITE MUDANÇAS DRÁSTICAS EM SEU ESTILO DE VIDA

Dê-se uma farra moderada no início, mas não mude drasticamente seus hábitos ou seu estilo de vida. Ganhar na loteria merece sim uma comemoração, principalmente porque vai permitir que você resolva problemas antigos ocasionados por falta de dinheiro. Troque o carro que só dava dor de cabeças por um mais novo, compre aquela TV que você queria há tempos, presenteie seu filho com o novo iPhone. No entanto, comprar uma Ferrari ou substituir o guarda-roupas com looks e acessórios de grifes famosas pode colocar toda a sua fortuna em risco.

Muitos ganhadores de loteria perdem todo seu dinheiro em poucos anos por gastos extravagantes e desnecessários nessa fase inicial, já que ainda estão maravilhados com os milhões. Acostume-se com a riqueza e aprenda a lidar com seus novos milhões antes de começar a gastá-los impulsivamente.

NÃO PERCA SUA IDENTIDADE

Como continuar sendo a mesma pessoa com uma vida tão diferente? Agora que você administrará tamanha fortuna, trabalhará com profissionais com os quais nunca havia tido contato (empregados, advogados, seguranças, etc.), e poderá fazer e comprar coisas que você nem sabia que existiam, é muito comum se perder e deixar o dinheiro corromper suas relações.

Um conselho da psicóloga Ana Paula Donatelli é manter sempre por perto seus amigos antigos e nos quais você confia. Lembre-se de quem você era antes do dinheiro, das atividades que você sempre gostou. Os velhos amigos e a família próxima ajudarão você a não perder sua identidade.

4 COISAS A FAZER PARA APROVEITAR SEU PRÊMIO

Depois que você tiver organizado sua vida e contar com uma equipe confiável para garantir as melhores tomadas de decisões, já pode começar a pensar no que fazer com seu prêmio da Mega Sena.

1. INVISTA EM TÍTULOS SEGUROS

É claro que você terá um consultor financeiro para ajudar na hora de multiplicar o prêmio que você ganhou na Mega Sena, mas vale a pena entender um pouco sobre esse mundo e saber compartilhar com clareza seus desejos e objetivos.

Você terá milhões de reais em seu patrimônio e não existem motivos para arriscar um prêmio da Mega Sena com investimentos perigosos, por isso os especialistas em finanças recomendam que você trabalhe com uma carteira de títulos conservadores e moderados. Deixar tudo na poupança também não é o ideal.

Sua maior meta deve ser a de proteger seu poder de compra em ativos seguros. Além disso, é recomendado que você diversifique os investimentos em diferentes fontes. Tudo para garantir que você tenha dinheiro de sobra para realizar seus sonhos sem correr grandes riscos.

2. COMPRE IMÓVEIS COM O MAIOR POTENCIAL DE VALORIZAÇÃO

Que tal aproveitar a qualidade de vida altíssima de São Bernardo do Campo ou desfrutar das belas praias de Natal, Niterói e Floripa? É isso aí, chegou a hora de falar da tão sonhada casa própria.

Você já aprendeu com as dicas anteriores que sair gastando seu prêmio não é a melhor ideia, mas é claro que você pode pensar em uma casa bacana e dentro do orçamento depois que sua vida estiver organizada. Se você está considerando mudar de endereço, as quatro opções acima são consideradas as melhores cidades do Brasil para a compra de imóveis. Além de aproveitar bons índices de segurança, educação, saúde e transporte, você ainda tem grandes chances de garantir um imóvel que vai valorizar com o tempo.

3. FINANCIE BOAS IDEIAS E CAUSAS NOBRES

Se você tem experiência com negócios, que tal dedicar uma pequena parte do seu patrimônio para apoiar startups? Além de dar uma retribuição para a sociedade gerando empregos, renda e qualidade de vida, você também pode ter retornos gigantescos sobre os investimentos. Com uma pequena fração do seu patrimônio, você pode montar um time de analistas para identificar os melhores projetos e apoiar ideias criativas.

Além disso, que tal realizar ações de caridade? Proteger seu dinheiro é diferente de recusar ajuda a quem precisa. Tome cuidado com as pessoas que só querem se aproveitar de você, mas não feche os olhos para o mundo lá fora. Por isso, quando bater a dúvida “ganhei na Mega Sena, o que fazer?”, considere praticar boas ações. Dentro dos limites do possível, escolha uma causa nobre para apoiar, como animais de rua ou pessoas desabrigadas.

Dedicar-se a projetos voluntários é um hábito rico e, além de trazer paz de espírito, ainda pode ajudar você a fazer novos contatos com outras pessoas bem-sucedidas. Esse é o ciclo vicioso do bem.

4. VIAJE PELO MUNDO

Apreciar o calorão nas paisagens paradisíacas de Trancoso, Búzios e Fernando de Noronha está entre os primeiros itens da lista de sonhos de muitos milionários da Mega Sena. Quer uma boa ideia? Coloque essa viagem como recompensa por organizar sua vida depois do prêmio. Você terá tomado uma série de decisões importantes e com certeza precisará de um descanso depois de todo o trabalho cuidando da sua nova fortuna, então aproveite.

Se os destinos internacionais são a sua preferência, dê uma esticada até o Caribe ou prepare um roteiro mais urbano pela Europa. Use essa oportunidade para viver as experiências que você sempre quis: assistir ao show de um grande artista, ir a uma corrida da Fórmula 1, comer em um restaurante premiado, visitar grandes vinícolas. Esse momento é seu!

Ganhar um prêmio como o da Mega Sena pode sim ser a melhor coisa que já aconteceu a você. Organize-se e esse dinheiro irá durar para que você tenha a vida que merece.

Atualizado em 28 de Setembro de 2020.

Defesa pessoal: mais confiança e autocontrole

Praticantes de artes marciais falam sobre as técnicas de autodefesa e a responsabilidade utilizá-las no dia a dia

Publicado sábado,
10 de Abril de 2021 às 12:30

Manter a calma em situações de perigo e saber agir no momento certo é uma tarefa difícil. Mas, com o uso de algumas técnicas de defesa pessoal é possível fortalecer a confiança e ter o controle para sair de episódios vulneráveis.

Não importa a idade ou gênero, todos podem aprender a se defender e uma alternativa é iniciar a prática de artes marciais que, além de auxiliar no preparo físico, melhora os reflexos e a coordenação.

Praticante de muay thai desde 2018, Vitoria Caliari Alberton, 14, iniciou na modalidade em busca de uma atividade que trouxesse benefícios à saúde e a ensinasse a sair de acontecimentos constrangedores.

Desde que iniciou o treinamento, a jovem revela que se sente mais segura e preparada para encarar adversidades. “Nunca precisei usar as técnicas, mas hoje me sinto mais confiante, caso um dia seja necessário me defender. O muay thai faz com que tenhamos uma visão mais ampla e real da defesa pessoal.”

Instrutor e professor de Vitoria, Jefferson Santos, 28, explica que toda arte marcial visa ensinar movimentos de ataque e defesa. “Cada modalidade tem sua essência e filosofia, mas sempre com o intuito de instruir o aluno a autodefesa”.

Tendo em vista a realidade a qual vivemos, com aumento dos índices de violência, o professor acredita que aprender as noções básicas de defesa é fundamental, tanto para homens quanto para mulheres. Elas vão muito além dos benefícios à saúde, pois ensinam o indivíduo a reagir de forma correta e segura em situações inesperadas.

Para Vitoria, o esporte não traz apenas os conhecimentos de defesa, ele “é o equilíbrio e refúgio para o corpo e a mente”.

Disciplina em primeiro lugar

Disciplina em primeiro lugar

Popularmente, existe uma crença de que ter conhecimento sobre os golpes ou o uso de determinados instrumentos representa um risco à sociedade, pois os lutadores podem utilizar as técnicas a todo momento. No entanto, Santos e Vitoria contrariam essa afirmação e garantem que a disciplina e o respeito dos alunos são exigidos sempre.

O instrutor ressalta que a boa conduta das pessoas também está relacionada ao local onde a prática é ensinada. Assim como há o crescimento da quantidade de academias de luta, existe o aumento no número de professores desqualificados.

“Infelizmente, eles passam outra visão do que é a arte marcial e a defesa pessoal. Pesquisar referências sobre o espaço e os profissionais faz total diferença no aprendizado e na visão que as pessoas terão sobre o esporte”, evidencia.

“Vejo como uma necessidade”

“Vejo como uma necessidade”

A doceira Roseliane Fruet, 50, conta que é apaixonada pelas artes marciais. Ela procurou a prática em 2016, inicialmente como uma atividade de lazer. No entanto, descobriu outros benefícios, que incluem aumento do reflexo, melhor condicionamento físico e equilíbrio emocional.

Roseliane afirma que o muay thai, por exemplo, mudou a maneira como ela percebe o mundo e os perigos ao seu redor. “Vejo como uma necessidade saber algo de defesa. A técnica ajuda na compreensão do oponente, em diversas situações e melhora a autoconfiança”.

Assim como Vitoria, a cozinheira não precisou utilizar os golpes de defesa no dia a dia. Mas, caso seja necessário, sente-se mais preparada para encarar o perigo. “Espero nunca precisar usá-los”.

Dicas de defesa

O medo da violência aumentou o interesse de muitas pessoas pela defesa pessoal, principalmente por parte das mulheres.
Um levantamento realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apontou que o país registrou mais de 105 mil denúncias de violência contra o sexo feminino, em 2020, pelo disque 180. Fato que reflete diretamente na procura por academias especializadas de artes marciais.

Seja por questões sociais, culturais ou estruturais, muitas pessoas não têm acesso às escolas de lutas. Por isso, alguns truques básicos de defesa são sugeridos por especialistas, para casos de perigo iminente, em que não há outras alternativas, como correr e pedir socorro.

Primeiramente, quando uma pessoa é atacada, deve-se focar nas regiões mais doloridas do corpo para se livrar do agressor. São elas: os olhos, nariz, pescoço, virilha, joelhos, canela e planta do pé. A dor fará com que o atacante relaxe e possibilite a fuga.

Ao ser agarrado pelo pulso, por exemplo, a sugestão é girar a mão na direção do polegar do atacante, em movimento rápido e forte. Se necessário, a dica é combinar algum chute em uma das zonas de dor.

Em muitos casos, a força física utilizada para a defesa não influencia diretamente na ação. O mais importante é realizar golpes rápidos e certeiros, para que cause desconforto no “adversário” e o indivíduo possa se afastar do local.

Champions League: onde assistir? Descubra aqui!

O mercado de streaming cresce a cada dia. Com isso, as emissoras e canais de esportes passaram a desenvolver suas próprias plataformas para dar acesso às programações. A dúvida que fica é qual o melhor streaming ou conteúdo de demanda para acompanhar o time do coração, a Champions League (onde assistir) e outros campeonatos, afinal?

Uma das principais vantagens do streaming é possibilitar que usuários acessem os conteúdos pelas suas Smart TVs, celulares, tablets, videogames e computadores.

Neste post, preparamos informações sobre os principais streamings de futebol. Você poderá conferir onde assistir a Champions League e os principais campeonatos de futebol online.

Futebol: agora é ao vivo e online

Assistir futebol sempre foi algo bem limitado, e os fãs do esporte sempre acompanhavam os campeonatos ao vivo pelos canais da TV aberta ou de TV por assinatura inclusos em seus pacotes.

Atualmente, para a felicidade daqueles que amam acompanhar campeonatos de futebol, as plataformas de streaming permitem assistir a jogos ao vivo e online. Dessa forma, o usuário pode acessar de qualquer lugar, e só precisa de uma boa Internet para que não haja falhas durante a transmissão.

Assim, é possível ficar por dentro dos jogos e ver de perto os campeonatos que mais lhe agradam.

Champions League: onde assistir

A novidade é que o SBT terá exclusividade de transmissão da Champions League na TV aberta!

Além disso, é possível acompanhar as partidas pela transmissão no Facebook Watch, na página da TNT Sports Brasil.

Você pode acessar o serviço de streaming ao baixar o aplicativo Facebook Watch na sua Smart TV, em dispositivos como Chromecast, Amazon Fire TV, Apple TV, ou no seu videogame.

Se você quiser, pode espelhar a tela do celular na TV ou ligar o computador na TV e usar um cabo HDMI. Alguns modelos não oferecem o aplicativo, mas você pode baixar por algum console de game, se tiver.

Outros Campeonatos

Não só a Champions League, como outros campeonatos fazem parte do hobby dos aficionados por futebol. Saiba como assistir cada um deles!

Jogos da Libertadores: ao vivo e online

Lembre-se: dessa vez os jogos da Libertadores não foram transmitidos pela Globo. Para assistir o campeonato ao vivo, é preciso atentar-se à programação da FOX Sports, no SBT e na Conmebol TV.

No Compara Plano, você pode conhecer as melhores formas de adquirir os canais para poder assistir a todos os jogos da Libertadores ao vivo. Tenha assinatura do Fox Sports e garanta que não vai perder nenhum lance do campeonato!

Brasileirão: ao vivo e online

O Brasileirão, campeonato de maior foco do Brasil, era transmitido apenas pelos canais Globo, como os canais SporTV, TV aberta ou no Pay-Per-View esportivo do grupo, o Premiere.

Por meio de uma Medida Provisória de alteração da Lei Pelé, deu os direitos de arena das partidas de futebol ao clube mandante, e outras emissoras passaram a poder transmitir o campeonato.

Dessa forma, o grupo Turner, dos canais TNT e o Estádio TNT Sports viabilizou um acordo com oito times da Série A do Brasileiro (Palmeiras, Santos, Ceará, Internacional, Coritiba, Fortaleza, Athletico Paranaense e Bahia) e assim poderá transmitir os jogos.

Campeonato Espanhol La Liga: ao vivo e online

A história do futebol espanhol já contou e ainda conta com diversos craques da seleção brasileira. Por isso, o La Liga, Campeonato Espanhol é um dos favoritos por aqui.

É uma temporada única, com jogos sem torcida e sem grandes orçamentos para novas contratações. Porém, quem assiste pode esperar grandes atuações de equipes como o Barcelona ou o Real Madrid, Sevilla, Atlético Madrid, Real Sociedad e outras.

Os canais do grupo Disney têm exclusividade para transmissão dos jogos da La Liga para o Brasil. Assim, para poder assistir aos jogos, você precisará ter a assinatura do ESPN e dos canais FOX Sports.

Premier League Campeonato Inglês

Um campeonato cheio de emoção e disputas de qualidade, com os principais times! Sendo um dos maiores campeonatos de futebol do mundo, o Campeonato Inglês é transmitido para o Brasil pelos canais ESPN, FOX Sports e pelo DAZN.

São grandes equipes, e um dos campeonatos nacionais de clubes mais homogêneo. Times que sempre estão em busca de grandes títulos e contam com vários craques de seleções internacionais.

Para assistir a Premier League ao vivo, é preciso ter um plano de TV por assinatura ou então pela Internet utilizando as plataformas dos canais ESPN (ESPN App) e da plataforma streaming da DAZN. Lembre-se: o DAZN permite experimentar grátis por 30 dias!

Bundesliga Campeonato Alemão

As equipes da Bundesliga conquistam cada vez mais a nossa admiração. Além de ter jogadores brasileiros, a forma de jogar bola faz a torcida delirar.

A transmissão dos jogos do Campeonato Alemão serão transmitidos pela Band, em TV aberta. Assim, é possível acompanhá-los ao vivo e grátis.

Vale lembrar que o serviço de streaming OneFootball também oferece a transmissão das partidas gratuitamente. Dessa forma, você pode acompanhar pelo aplicativo!

UEFA Nations League Liga das Nações da UEFA

Campeonato que ganha mais força a cada dia, a Liga das Nações vem se consolidando no calendário do futebol europeu de seleções.

Os canais e plataformas do grupo Turner são responsáveis pela transmissão da UEFA Nations League para o Brasil. Dessa forma, é possível assistir a Nations League nos canais de TV por assinatura TNT e Space e através do TNT Sports.

É possível assistir todos os jogos ao vivo e online com o Estádio TNT Sports (EI Plus).

Seleção Brasileira: jogos do Brasil ao vivo e online

A jornada para garantir uma vaga na Copa do Mundo 2022 já começou para a seleção brasileira. É preciso enfrentar adversários sul-americanos nas eliminatórias.

Na etapa, participam dez países filiados na Conmebol, que disputam quatro vagas diretas e uma de repescagem.

Nas partidas em que o Brasil for mandante dos jogos, a transmissão será feita pela Globo, dentro de sua programação. A definição da transmissão dos jogos da seleção do Brasil como visitante ainda não está fechada, mas algumas plataformas de streaming, como a Guigo TV entraram na disputa.

O EI Plus fechou um acordo e passou a transmitir os jogos do Brasil como visitante. Ainda não há um acerto para transmissões desses jogos em TV aberta, o cenário, contudo, continua aqeucido e novidades deverão surgir.

Coppa Italia Copa da Itália: ao vivo e online

Sendo o segundo campeonato mais importante da Itália, a competição é considerada a mais democrática do futebol italiano. Conta com a participação dos melhores times do país, mas também com equipes das divisões inferiores.

Você pode assistir a transmissão das partidas ao vivo no DAZN. Para isso, é só assinar e aproveitar os 30 dias grátis para não perder nenhum lance desta competição.

Copa do Brasil

Além de contar com uma premiação financeira, a Copa do Brasil garante ao vencedor uma vaga na Libertadores.

Algumas equipes dão prioridade ao campeonato por se tratar de um torneio de mata-mata, sem precisar da estabilidade de uma competição no formato de pontos corridos.

A transmissão das partidas acontecem pelos canais do grupo Globo. Por isso, é possível assistir aos jogos da Copa do Brasil nas coberturas abertas da Globo, com os canais SporTV e nos canais Premiere.

E aí, pegou as dicas para assistir a Champions League e os principais campeonatos?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia , planos e pacotes , dicas e curiosidades , acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Principais questões

+
✅ É isso aí, chegou a hora de falar da tão sonhada casa própria.
+
✅ Além de dar uma retribuição para a sociedade gerando empregos, renda e qualidade de vida, você também pode ter retornos gigantescos sobre os investimentos. Com uma pequena fração do seu patrimônio, você pode montar um time de analistas para identificar os melhores projetos e apoiar ideias criativas.


Publicar comentário
Interessante
03-07-2021
KTO chega ao brasil como mais uma opção para o mundo das apostas esportivas
KTO chega ao brasil como mais uma opção para o mundo das apostas esportivas

O hábito de fazer apostas esportivas está em alta no Brasil...

20-05-2021
Ainda sem regulamentação no Brasil, casas de apostas esportivas fazem parcerias com clubes
Ainda sem regulamentação no Brasil, casas de apostas esportivas fazem parcerias com clubes

Dos 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, 13 têm alguma parceria com casas de apostas...

20-04-2021
Bet365 Futebol: Odds de Apostas & Palpites
Bet365 Futebol: Odds de Apostas & Palpites

Conheça o nosso guia definitivo para aproveitar a melhor experiência do Bet365 Apostas...

06-07-2021
Atenção: o que os aplicativos de aposta sabem sobre você
Atenção: o que os aplicativos de aposta sabem sobre você

Quando finalmente parou de fazer apostas, no fim de 2018, Gregg estava em uma situação financeira terrível...

24-04-2021
Casinò di Malta: quali sono e dove si trovano
Casinò di Malta: quali sono e dove si trovano

Vi vogliamo parlare dei casinò, dove è possibile andare per trascorrere qualche ora divertendosi...

13-05-2021
Derby já Aquece nas Casas de Apostas Online em Portugal
Derby já Aquece nas Casas de Apostas Online em Portugal

O derby Sporting-Benfica é sempre especial e o que se joga amanhã, no Alvalade XXI, às 20h30 não é diferente...